

Controle de Caramujos

O caramujo africano (Achatina fulica) é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligada a gastronomia, pela região da Tailândia, China, Austrália, Japão e recentemente pelo continente americano. Essa espécie é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo causando sérios danos ambientais.
No Brasil foi introduzida a partir 1988 como uma forma barata de substituir o escargot.
O caramujo africano além de praga agrícola é o responsável pela transmissão de parasitos pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, parasitos estes que causam doenças de difícil diagnóstico em humanos.
A pessoa é infectada pelo parasito acidentalmente quando ingere alimentos ou água contaminados com larvas de terceiro estádio, presentes no muco secretado pelo caramujo, seus hospedeiros intermediários.
Iscagem (Moluscicida): – Consiste na aplicação de isca moluscicida granulada de alta palatabilidade para os caramujos e lesmas em pontos estratégicos e localizados. Afeta o metabolismo dos moluscos reduzindo sua atividade e inibindo sua alimentação.